top of page
fundo1.jpg

OBESIDADE

Dra. Claudine Felden é Endocrinologista especializada em tratamento da obesidade. 

emagrecimento

Por se tratar de uma doença com origens multifatoriais, a obesidade requer tratamento que contemple todas essas causas. Assim, uma avaliação criteriosa de uma equipe multidisciplinar pode determinar qual a melhor estratégia a ser adotada. Isso envolve o levantamento de parâmetros bioquímicos, doenças atuais, transtornos alimentares, medicações em uso, nível de atividade física e tentativas anteriores de emagrecimento.

 

O Endocrinologista e seu papel no tratamento da obesidade

Entre os vários profissionais da equipe multidisciplinar está o médico endocrinologista. Esse profissional trata de quadros que se originam de disfunções hormonais, podendo assistir a pacientes de diferentes faixas etárias ou patologias distintas. 

Destacam-se entre as alterações hormonais:

  • Problemas na tireoide

  • Distúrbios dos hormônios sexuais

  • Menopausa ou andropausa

  • Diabetes e pré-diabetes

  • Síndrome dos ovários policístico, entre outros.

No tratamento da obesidade, a Dra. Claudine avaliará se o ganho de peso é potencialmente prejudicial à saúde e qual a possível causa desse aumento. Por meio de exames laboratoriais e do exame de bioimpedância, ela pode predizer a possibilidade do aparecimento da desordem.

Sua expertise a torna responsável por alertar o paciente sobre a necessidade de um plano de tratamento. Ao longo desse período, a Dra. Claudine acompanhará os resultados obtidos ponderando pelo uso ou não de medicamentos. Baseado no quadro de saúde completo do paciente, ela poderá argumentar com real embasamento quanto à importância do papel do paciente no seu próprio tratamento através do comprometimento. 

Com a avaliação de cada caso, poderá estar indicada a cirurgia bariátrica para pacientes obesos, e caso esteja, a Dra. Claudine fará o acompanhamento no pré e pós-cirurgia bariátrica.

 

O acompanhamento do Endocrinologista no pré e pós-cirurgia bariátrica

Antes da cirurgia é importante avaliar se o paciente está preparado para o procedimento. O endocrinologista é o profissional capacitado para verificar a condição de saúde geral do paciente, tratando os problemas de saúde decorrentes do ganho de peso, como diabetes, colesterol, triglicérides altos, desordem da tireoide, entre outros.

A decisão de fazer a cirurgia bariátrica é um marco no tratamento do paciente  com obesidade. É uma decisão importante e que requer disciplina e empenho com a nova rotina de cuidados que irá se estabelecer para o resto da vida. O paciente passará por mudanças físicas e emocionais com a escolha de uma vida mais saudável. 

O papel do médico endocrinologista é contribuir para o equilíbrio do organismo na busca da manutenção da saúde. 

Ajustar a dose dos medicamentos e orientar o paciente sobre quais medicamentos poderão ser dispensados é outra das responsabilidades do endocrinologista. A maior parte dos pacientes diabéticos, por exemplo, poderá suspender algumas medicações após uma avaliação dos exames de sangue no pós-operatório. Nesses casos, a realização de exames de sangue e a consulta cuidadosa são essenciais para ajustar as doses ou mesmo suspender os remédios em uso.

A consulta é sigilosa e baseada numa conversa sem julgamentos, onde a Dra. Claudine estabelece uma relação de confiança com o paciente, ouvindo suas dificuldades para conseguir criar um plano de tratamento que o paciente consiga incorporar na rotina. O plano de tratamento é seguro, a prescrição de medicações é feita com responsabilidade e a dose será ajustada até encontrar a ideal para o organismo do paciente.

A obesidade é uma condição delicada e que envolve tato, por se tratar, algumas vezes, de um paciente que já se encontra sensibilizado e desesperançoso com tratamentos anteriores. A busca pela saúde e bem-estar são os maiores objetivos do acompanhamento, para que o paciente saia da cada consulta se sentindo seguro e confiante na recuperação da saúde para uma vida normal.

Sobrepeso

Tanto o sobrepeso quanto a obesidade representam riscos consideráveis à saúde.

Quando um paciente tem sobrepeso, significa que ele pesa mais do que o que é considerado saudável ou normal para a sua idade, sexo ou tamanho.

Em contrapartida, obesidade é um estado onde o obeso possui gordura corporal em quantidade excessiva. 

Uma forma de diferenciar o sobrepeso e a obesidade é calcular o Índice de Massa Corporal (IMC). O IMC é um cálculo que mede o peso relativo à altura.

Segundo a tabela no site da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso), o IMC considerado saudável está situado entre 18,6 e 24,9.

De 25 a 29,9, a pessoa já passa a ser considerada com sobrepeso.

Já a obesidade começa quando o IMC é igual ou superior à marca de 30. Isso indica que o acúmulo de gordura por todo o corpo supera a quantidade de massa muscular nos organismo.

 

Baixo peso

Quando uma pessoa apresenta IMC abaixo de 18,5, possui baixo peso. Um corpo abaixo do peso ideal pode esconder problemas de saúde como diabetes e hipertireoidismo, entre outros males, que podem colocar a vida em risco.

Na consulta clínica, o endocrinologista conseguirá avaliar uma possível causa da dificuldade em engordar. Será avaliada a necessidade de suplementação. 

A prática regular de exercícios físicos também faz parte da dieta para engordar, contribuindo ainda para melhorar a forma física. Nesse caso, a melhor atividade a se fazer é a musculação, pois além de ajudar a queimar gorduras, também estimula a produção e o aumento de massa muscular.

sobrepeso
baixo peso
bottom of page