DISTÚRBIOS DA GLICEMIA
Diabetes Mellitus tipo 1
Caracteriza-se por altas taxas de açúcar no sangue (hiperglicemia) de forma permanente. A diabetes tipo 1 é causada pela destruição das células produtoras de insulina, em decorrência de falha do sistema imunológico em que os anticorpos atacam as células que produzem a insulina. Ocorre em cerca de 10% dos diabéticos.
Entre as complicações, destacam-se lesões e placas nos vasos sanguíneos, que comprometem a oxigenação dos órgãos e elevam o risco de infartos e AVCs,
danos à retina, o tecido no fundo do globo ocular, que levam à cegueira, falência renal, comprometimento dos nervos e, consequentemente, a sensibilidade, amputações devido a feridas não perceptíveis na pele.
Diabetes Mellitus tipo 2
Ocorre devido à resistência insulínica. Geralmente é assintomático, com maior incidência a partir dos 40 anos, em pessoas com excesso de peso, comportamento sedentário, com hábitos alimentares não saudáveis e história familiar de diabetes. Costuma ser assintomática e as manifestações clínicas ocorrem geralmente quando o diabetes está muito descompensado ou já apresentando complicações.
Diabetes Gestacional
Diabetes gestacional é uma condição metabólica exclusiva da gestação e que se deve ao aumento da resistência insulínica causada pelos hormônios gestacionais. Essa resistência pode gerar hiperglicemia, aumento do açúcar no sangue. Para a mãe, os riscos incluem chance aumentada para pré-eclâmpsia, parto prematuro, diabetes no futuro e risco de aborto. Já para o bebê, devido à exposição dos níveis elevados de glicemia e insulina, pode ocorrer de ganhar peso excessivamente e também levar ao crescimento desproporcional de alguns órgãos.
Hipoglicemia
Hipoglicemia é um distúrbio provocado pela baixa concentração de glicose no sangue e que pode afetar pessoas portadoras ou não de diabetes. Geralmente, define-se a hipoglicemia quando a quantidade de açúcar no sangue vai para baixo de 70mg/dL. Existem dois tipos principais de hipoglicemia: a hipoglicemia de jejum e a pós-prandial (ou reativa), que ocorre depois das refeições. A hipoglicemia pode provocar tremores, tonturas, palidez, suor frio, nervosismo, palpitações, sonolência, náusea, vômito, convulsão mental, entre outros.